5 tipos de teclado musical para conhecer
Confira os tipos de teclado musical e escolha o melhor para seu estilo, nível de habilidade e objetivos!
Se você está pensando em aprender a tocar teclado ou quer comprar um novo instrumento, é importante entender os diferentes tipos de teclado musical disponíveis.
Alguns modelos são mais acessíveis, outros mais completos e com recursos avançados.
Para ajudar, separamos os cinco principais tipos de teclado que melhor combinam com seu estilo e objetivo. Vem com a gente!
Quais são os principais tipos de teclado musical?
Na hora de escolher um teclado, é bom saber que existem diferentes modelos no mercado, cada um com funções específicas para diferentes objetivos e níveis de habilidade.
Os principais tipos de teclado musical são: arranjadores, sintetizadores, workstations, pianos digitais e controladores.
Mesmo com suas diferenças, muitos teclados têm recursos similares, como a sensibilidade ao toque e teclas mais pesadas, que imitam a resposta de um piano.
Agora, vamos conhecer melhor os cinco principais tipos de teclado musical.
1. Arranjadores
Modelos populares e acessíveis, os arranjadores são ideais para quem está começando.
Eles vêm com ritmos e faixas de acompanhamento internos (playbacks), que podem ser ajustados em ritmo e intensidade.

Mesmo não sendo o foco principal, esse tipo de teclado oferece diversos timbres de piano, órgão, guitarra e metais. É indicado para apresentações em espaços menores.
2. Sintetizadores
Os teclados sintetizadores simulam timbres de outros instrumentos e criam novos sons, ideais para experimentar diferentes sonoridades na música.
Alguns modelos utilizam samples enquanto os sintetizadores analógicos produzem som manipulando sinais elétricos, sendo um tipo mais raro.
Mesmo com modelos mais simples, eles costumam ser mais caros que os arranjadores. Apesar disso, é o tipo mais utilizado por tecladistas profissionais em locais maiores.

3. Workstations
As workstations são estações musicais portáteis, reunindo os recursos de arranjadores, sintetizadores e pianos digitais. Por essa razão, seu modelo é mais caro.
Nelas, estão inclusas gravação interna, sequenciadores, polifonia e suporte a efeitos complexos.
Com conexões USB, MIDI e suporte à amostragem, são ideais para estúdios, compositores profissionais ou grandes apresentações.

4. Pianos digitais
Os pianos digitais ou elétricos buscam replicar a experiência do piano acústico, com teclas pesadas, pedais e estruturas que imitam pianos de armário ou de cauda.
Os modelos de gabinete lembram pianos verticais, enquanto os stage pianos são portáteis, facilitando o transporte. Também existem algumas opções de órgãos e cordas.
São indicados para todos os níveis, de iniciantes a profissionais, e usados até mesmo como itens de decoração.
5. Controladores
Os controladores MIDI enviam comandos para softwares ou módulos externos via USB ou MIDI.
Seus modelos vão de compactos (com 25 teclas) a versões completas, com faders, knobs, pads e pitch benders.

São recomendados para produtores musicais, DJs e quem trabalha em estúdio, oferecendo bom uso e valor acessível.
Aprenda teclado musical com o Cifra Club Academy!
Agora que você já conhece os principais tipos de teclado, que tal começar os estudos no instrumento? Se inscreva no Curso de teclado do Cifra Club Academy!
Nele, você tem acesso a aulas práticas, conteúdo de qualidade e o suporte ideal para evoluir no seu tempo. Bons estudos e até a próxima!
Roger Dorl
Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.